quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tu me manques

Quando não se está sofrendo é muito mais fácil falar de dor. Aliás deve ser a única coisa que é melhor descrita sem estar vivendo-a.

Por que a dor cega, paralisa. A gente vira um vegetal , olhando pro céu que mais parece um teto acinzentado. Não se pode falar em dor e se esquecer da ausência de cores. Bom, definindo tão bem a dor podem deduzir que não a sinto. Exato. Então pra que falar de coisas ruins quando se está feliz? É um momento raro talvez, e deve ser vivido intensamente, sem pensar em nada, muito menos em dor. Mas como disse, a felicidade é um momento e estando feliz posso falar melhor sobre a dor. E quando esse momento passar terei registrado como era bom estar feliz, talvez me de forças.

Quando estamos tristes e um amigo vem dar conselhos nada muda por que a palavras são nulas e sem som, a gente pensa que não estão sentindo a nossa dor, falar é muito fácil. Revolta ou conformismo, não importa que caminho decidiu tomar, em qualquer um deles nada fará sentido.


‘Desprezando’ tanto os conselhos, vou dar um, de alguém que já sofreu.


Claro, na proporção de adolescente revoltada e sem causa, mas não importa se a dor foi de sentir fome, perder um filho assassinado, perder alguém que ama ou levar um pé na bunda. Dor é dor, e todos nós um dia já sentimos ou vamos sentir.


Dizem que para ser feliz precisa primeiramente amar, conhecer e estar de bem consigo mesmo. E só consegui entrar nesse estado de paz interior tomando uma solução drástica, me afastando de tudo que acreditava ser essencial, depois descobri que não era bem assim...


Fui para uma cidade loooonge, indo de perto da nascente do rio Moa ate o outro ponto extremo Arroio Chuí; outra cultura, pessoas tudo fora do que eu era acostumada. Sendo taxada no início de metida, esnobe, e o caralho a 4. Presa em casa por conta do medo da minha avó de algum dos 6 mil habitantes da cidade tentar me raptar. Me desesperar? Talvez, como sempre fazia. Mas dessa vez decidi agir diferente. Comecei a refletir, e me conhecer interiormente. Acabei descobrindo quais eram as coisas que eu realmente gostava; escutar minhas música prediletas me acabando de pular sozinha no quarto, ver o por do sol por de trás da araucárias e as casinhas com fumaça saindo das chaminés, pular a janela no meio da noite e ficar no frio e relento do sul debaixo de um pelego quentinho olhando a lua e escrevendo sobre minhas angústias, medos, desejos, sorrisos, lembranças...

Coisas simples começaram a me completar de maneira incrível. Na escola eu deixei a vergonha de lado e comentei com a colega nova sobre a camiseta de banda que pra minha sorte era minha predileta e falamos horas sobre os FabFour de Liverpool. Logo fiz mais amizades, minha vó confiava cada vez mais em mim e minha vida amorosa cheia de paqueras, fazer joguinho é o passatempo mais divertido das arianas!

Resumindo, eu me amei e o resto veio no pacote, sem esforço algum. E foi assim, naturalmente, ‘levando na boa’, que eu conheci as melhores pessoas que já tinha conhecido em toda minha vida em tão pouco tempo. Aprendi lições de vida do meu vô que nunca tinha conseguido arrancar dele em nenhuma das minhas visitas anuais.

Mas eu sabia que a hora de acordar chegaria, e veio mais rápido do que o previsto. Mas era outro sonho que me chamava, dessa vez no lugar que a 6 meses atrás eu vivia pesadelos...
Pouco antes de ir embora recebi um carinho incrível, bem, recebi carinho em todo tempo que estive lá. Fizeram coisas por mim que ‘amigos ‘ meus de anos jamais fariam!
Correr atrás de mim a festa inteira só pra me dar um ombro pra chorar e um sermão pra ir aproveitar a festa, estar a duas quadras de mim quando eu precisasse, rir muito no PL *-*, isso que a gente se falava mais pela net do que pessoalmente(ate te fiz perder a aula hein, nunca vou esquecer), mas mesmo assim me ajudou como se me conhecesse desde a maternidade.

[te amo nunny]




Passar frio pra ir se trocar, dançar sem se preocupar com os julgadores cuidadores de vida de Sertão, depois chorar, e rir por ter chorado, e depois dormir entre farelos vencidas pelo cansaço. Fugir da escola e ir pra cachoeira, o nosso local sagrado, fazer um juramento, cair de bicicleta.

[te amo jéh]






Deitar no meio da rua, anjas de asfalto, guerra de bater boca, gelos, pipocas, quase ter que tomar injeção de glicose, PNW, a principal peça para a realização da minha festas surpresa de 15, ser alguém pra eu chamar de cux e me chamar de ham. Ainda bem que tive a chance de conhecer a menina por de trás da maquiagem de gatinho, fã de Misery Busines, tagarela: a guria meiga mas nem um pouco boba, forte, decidida, de personalidade marcante!

 [te amo leti]

Eai, valeu a pena SIM toda essa saudade que sinto agora, que é sinal de que tenho pessoas que são realmente importante para mim, que me ensinaram o que é amizade, o que é amor, o que deve realmente ser valorizado. E sempre que aqui surgem entre meu sonho eterno, pesadelos eu me lembro:


É, eu me lembro da paz interior, que pode ser difícil de conquistar, mas quando se sente ela fica dentro de ti pra sempre, talvez um pouco adormecida em algumas fases mas é só jogar um pouco de água que ela desperta.

Por isso, não baseie a tua felicidade em algo ou alguém. Elas –as coisas e pessoas- apodrecem, vão embora, queimam, quebram, vem com defeito, te dão prejuízo, acabam contigo e com a tua vida mas quando viu já era tarde, já tinha confiado no lojista e comprado.


Por isso, baseie a tua felicidade em algo que você mesmo criou, que esta ali dentro de ti e nada nem ninguém tira. Talvez Deus tenha sido invenção dos homens para se apoiarem e de tanta fé nele, se concretizou. É assim com o que tu quizer, com fé, será real, nem que seja só real para você. Por que é só pra você que importa, só no teu coração e na tua consciência precisa ser real.


Inventar algo para os outros dizem que é pecado, então tenho pra mim que inventar pra si mesmo é o perdão, a saída.

Citei só alguns nomes mas saibam que tem muitos outros que foram parte importante dessa história; Giovana, Beta, Tay[cu], Chailan, Gi[gomão], Kelinha, Gustavo, Yasmin, Peke, Carol, Josi, Mano, Gabriel’s, Renatinha, Érica, Coiso, Jean, Joara...


VALEU VIVENTES :D





Um comentário:

  1. eu te amo amiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiigaaaaaaaan, eu nunca vo me esqece tudo que tu foi e é pra mim e eu vou te levar pra sempre no meu coração na minha vida e na minha história, e eu sei que a gente vai se encontrar de novo, e beber mt mt mt mt! *-*
    sinto sua falta, nao me esqece! <3

    ResponderExcluir